terça-feira, 31 de julho de 2012

Toques Positivos

Quando comunicamos com alguém é importante que tenhamos alguma atenção a uma coisa que em psicologia se chama "Teoria dos Toques". Esta teoria defende que as pessoas para se manterem animadas e motivadas, necessitam dos chamados toques positivos. O toque não significa, necessariamente, termos de tocar no nosso interlocutor. Aliás, ninguém gosta de estar a ser constantemente tocado por outra pessoa enquanto ela fala.

Por outro lado, quando conhecemos alguém pela primeira vez o "aperto de mão" ou os dois "beijinhos" que trocamos são toques que podem funcionar como "construtores" da relação ou "destruidores" da relação. Quem gosta de conhecer uma pessoa ou ser apresentado a uma pessoa e não haver "espaço" para o cumprimentado?

O toque positivo pode ser, também, um abraço, a famosa palmadinha nas costas, se verdadeira, um estalo (toque negativo), etc.. Estes toques positivos animam, cativam e motivam as pessoas que o recebem.

Mas e se estivermos numa Empresa? Vamos desatar aos beijinhos e aos abraços cada vez que precisamos de uma tarefa executada? Ou vamos desatar a esbofetear os nossos colegas de trabalho porque não fizeram aquilo que nós queríamos? Logicamente que não, pois somos pessoas civilizadas. Mas há uma palavra mágica que funciona excelentemente bem como toque positivo e quando aplicada, por exemplo, no final de um pedido. Essa palavra é o Obrigado.

Mudando de assunto, ou melhor, indo um pouco mais longe e transpondo os toques palpáveis para o meio digital, não há toque mais positivo do que obtermos um "Like" num post que fazemos ou que partilhamos. Este aspecto é visível na forma como algumas marcas comunicam (aquelas que têm uma estratégia de comunicação digital) no Facebook.

Os posts devem ser planeados para "tocar" nas pessoas, para gerarem algum tipo de emoções nos seus consumidores. E se esse objectivo é conseguido, o consumidor retribui o toque, fazendo "Like" nesse post ou partilhando-o.

Podemos dizer que o "Like" é quase o equivalente ao tradicional, e cada vez mais em desuso, Obrigado.

Com tecnologia do Blogger.

Procura

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.