sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Comunicar e Vender no Facebook

Utilizar o Facebook como substituto do site é um erro. Utilizá-lo como plataforma de e-commerce é um erro ainda maior.

O Facebook é uma rede social e, como tal, o seu objectivo é proporcionar uma maior aproximação entre Empresa/Marca e os seus (potenciais) consumidores.

É errado pensar que o Facebook serve como plataforma de venda de produtos. Serve sim como plataforma para a comunicação da Empresa. E sobre isto, os temas podem ser vários, dependendo da estratégia de comunicação da Empresa.

Há coisa de meio ano, sensivelmente, tive um episódio durante uma entrevista, que espelha bem a falta de conhecimentos que algumas Empresas que estão a entrar no mercado têm sobre este assunto.

Em conversa com o Director dessa Empresa, perguntou-me algo como: "Como utilizaria o Facebook para a nossa Empresa?"

Ao que respondi algo do género: "O Facebook serve para comunicarmos com a nossa comunidade e, portanto, pensando em comunicação podemos fazer várias coisas. Agora, não podemos pensar que o Facebook serve para vender".

Posto isto, a resposta imediata do tal Director da Empresa foi: "Ai é? Pois eu fiz um post ontem sobre um determinado produto que temos e tive uma pessoa de outro país, a pedir-me informações sobre o preço, pois estaria interessado em comprá-lo. Com que então o Facebook não serve para vender? E o que me diz a este pedido? Foi um prazer. Em breve contactamo-lo".

Posto isto, está claramente visto que o senhor Director, para além de não perceber o que é comunicar, não percebe, também, o que significa vender.

Não entrando em muitos detalhes, uma venda significa que o consumidor comprou o produto, experimentou-o e não o devolveu. No caso, o que aconteceu, foi um simples pedido de cotação e de outras informações. Já agora aproveito para acrescentar, que no site da Empresa não constam informações sobre preços).

Ou seja, a pessoa estava a comunicar com a Empresa, porque queria mais informações sobre determinado produto. Se com isto pode-se concluir que se fez ou se está a fazer uma venda, acho que tenho de rever os meus conceitos de Marketing.

Efectivamente, o Facebook e outras redes sociais podem dar um boost nas vendas das Empresas, mas um anúncio de TV ou num jornal também podem e no entanto, não vamos vender para o jornal.

Com tecnologia do Blogger.

Procura

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.