quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Casamentos, Facebook e Likes

A gestão de páginas de Facebook envolve muito mais que fazer posts. A gestão de comunidades é algo bem mais complexo do que se imagina. E só quando pomos as mãos na massa é que percebemos isso (eu que o diga).

A criação de uma Página de Empresa no Facebook é algo relativamente fácil e, a meu ver, será este um dos factores que contribui para a ideia (mais ou menos generalizada) que estar presente no Facebook é simples, fácil, barato e dá milhões.

Não pretendo entrar em muitos detalhes sobre qual o procedimento que uma Empresa/Marca, principalmente as que nascem só no Facebook, devem adoptar. Ou seja, aquelas pequenas e médias empresas que não têm qualquer tipo de notoriedade offline.

Mas vamos ao ponto que interessa. Gestores de páginas de Facebook de Empresas que nascem no Facebook não se deixem enganar, convidar todos os vossos amigos para fazerem um LIKE na vossa página não é a melhor solução. Mas pior que isto é "gerir" uma página de Facebook de Empresa, mas efectivamente a página é tem um perfil de pessoa. Ou seja, não nos pedem um "Like", mas sim para sermos amigos de uma empresa. Esta é de morte!

No segundo caso nem vou falar, já que é de morte. Mas relativamente ao primeiro caso, diria que é uma espécie de casamento por conveniência e que rapidamente resultará em divórcio. Significando divórcio não só o cancelamento a médio/longo prazo do LIKE na página, mas também o não prestarem atenção (interacção) ao que a Empresa faz e comunica no Facebook.

Duas boas opções para os gestores de página de Facebook dessas Empresas será:

  • informar os seus amigos que estão a gerir a página "X", mas sem pedir ou implorar pelo "Like" na página;
  • fazer uma campanha de Facebook Ads.

Em qualquer destas duas opções, se a página estiver a ser bem gerida, os "LIKES" aparecerão naturalmente.

Mas a gestão de páginas do Facebook não se restringe à angariação de "Likes". É um trabalho muito mais abragente e que não é objectivo deste post.

Vale a pena lembrar a quem gere páginas de Facebook que os casamentos por conveniência são oficializados com a assinatura, mas quando toca à interacção, ninguém interage porque não fazia parte do pacote matrimonial.

Com tecnologia do Blogger.

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