terça-feira, 14 de agosto de 2012

Scope Creep

A primeira vez que ouvi falar em "Scope Creep" foi numa aula de Sites, leccionada pelo Owner/Partner da Agência StepValue Web Intelligence, Pedro Vasconcelos.

O Scope Creep de um projecto, pode ser traduzido de diversas formas, por exemplo: âmbito arrastado, deformação de âmbito, âmbito movediço.

O âmbito de um projeto é uma espécie de lista do que será entregue ao cliente, e (tambem deveria ser contemplado uma lista daquilo que não será entregue). É um documento simples, que define limites do que deve ser feito. Uma vez que o documento foi visto, conjuntamente, entre cliente e agência, o documento está fechado. Significa então que existe um prazo estabelecido, um custo e o mais importante, um âmbito. As mudanças que sejam necessárias devem ser solicitadas, mas se saírem de controlo, a agência deve comunicar isso ao cliente.

Se isto (por muito que custe, pois não queremos clientes insatisfeitos ou "agressivos") não for feito, o âmbito do projecto aumenta e, consequentemente, fica difícil dizer não a outras mudanças que o cliente possa querer.

Portanto, para que se evite ao máximo o scope creep, eis algumas ideias chave:

  • utilizar as reuniões, nomeadamente a primeira, para ouvir as expectativas do cliente e esclarecer todas as nossas dúvidas;
  • consagrar prazos reais;
  • escrever as ideias base do projecto e dar esse documento a assinar ao cliente;
  • listar as tarefas prioritárias;
  • informar de imediato o cliente, caso se verifique que algo não está a correr (ou pode não correr) dentro do previsto. Por exemplo, devido à falta de recursos;

Por muito que nos custe, às vezes é preferível dizer de início, não a um pedido de um cliente, do que começarmos com o trabalho.

Com tecnologia do Blogger.

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