segunda-feira, 4 de junho de 2012

O Fenómeno da Long-Tail

A internet abriu as portas para novos concorrentes de empresariais a uma escala mundial. Com algum design e muito centralizados no cliente, alguns conseguiram tornar-se ainda mais profissionais e, nalguns casos, maiores do que as empresas existentes à data e com uma boa disponibilidade financeira. O próprio Google é exemplo disso. Na altura as grandes empresas concorrentes eram os portais, como o Altavista.

Outro aspecto importante que decorre do aparecimento da internet é que muitas destas start-ups poderam centralizar-se em aspectos específicos das necessidades dos consumidores - empresas de nicho. Desta maneira podiam ser mais relevantes do que aquelas que apostavam ou eram capazes de servir o mercado todo.

É aqui que entra a "Comida para Cães de Água de Cauda Longa". Ou seja, entra o fenómeno da Long-Tail, ou em Português da Cauda Longa. O fenómeno da Long-Tail é conhecido da área estatística e da área da economia - Lei de Pareto. A famosa regra dos 80/20; 20% dos clientes representam um volume equivalente a 80% da facturação total.

No caso do Digital podemos representar o fenómeno long-tail através dum gráfico em que no eixo do xx temos o "Nº de Keywords" e no eixo do yy temos o "Número de pesquisas ao longo do tempo".

Basicamente o que este modelo refere é que existem mais pesquisas por mês nas short-tail keywords, embora os resultados sejam mais amplos. Pelo contrário, nas long-term keywords as pesquisas por mês são menores, mas o resultado dessa pesquisa é mais “apurado” - mercado de nicho.

[Fonte: searchengineland.com]

Ou seja, quanto melhor, nós enquanto empresas ou potenciais empreendedores, conhecermos o nosso público-alvo individualmente, melhor estaremos preparados para identificar e explorar nichos que estejam em aberto e por satisfazer. Podemos estar a vender comida para cão, mas se calhar há muitos dos nossos clientes e outros potenciais clientes que necessitam de comida para cão de água de cauda longa.

Com tecnologia do Blogger.

Procura

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.