sexta-feira, 15 de junho de 2012

Gestão e Responsabilidade Social

A Gestão Empresarial actualmente deve ter em conta a Responsabilidade Social.

Definindo-a cruamente, a Responsabilidade Social é a preocupação que as Empresas demonstram para com o meio envolvente, não só o interno (colaboradores) como o externo (sociedade).

Definindo-a teoricamente, com base no Triple Bottom Line, a Responsabilidade Social será o tipo de gestão que é norteada por objectivos relacionados não só com os proveitos, tal como era antigamente, mas também com uma preocupação com o Planeta e com as pessoas.

As Empresas têm de preocupar-se com os seus compromissos e objectivos económmico-financeiros, mas também não devem descurar os compromissos e os objectivos referentes aos outros 2 vectores - sociedade e ambiente. Actuando responsavelmente, as Empresas desenvolvem-se e promovem a sua própria sustentabilidade.

As empresas que admitam praticar (ou vir a praticar) a política de salários baixos é o mesmo que admitirem que não são socialmente responsáveis. Isto porque não se preocupam em cumprir com os objectivos dos vectores social e económico, sim económico também, se não vejamos.

Adoptando uma política de diminuição salarial, os colaboradores (social) dessa empresa ficarão socialmente e economicamente mais instáveis devido às consequências da perda de compra. A perda de poder de compra provocará, pelo menos, um estagnamento da economia (económico) do país onde a empresa está sediada e também opera. Ou seja, estarão reunidas premissas para que a Empresa possa ficar menos sustentável.

Mas tomemos como exemplo o contrário: uma Empresa que se esforça para melhorar o seu desempenho ambiental, esforço esse que pode ser visualizado, por exemplo, ao nível do investimento feito na adopção de Best Practices ambientais. Obviamente que uma Empresa que actua desta forma, preocupa-se em cumprir com objectivos económicos, sociais e ambientais.

Na perspectiva ambiental fica claro quais os objectivos que a Empresa cumpre e quais as vantagens que poderá recolher do seu cumprimento.

Olhando para o lado económico, a Empresa ao fazer o investimento (previamente estudado) irá melhorar a sua performance empresarial e o bem-estar dos seus colaboradores e das entidades ao seu redor. Mas também irá promover a imagem institucional da Empresa o que até poderá significar um aumento das vendas/carteira de clientes.

Pelo lado social, para além da melhoria do bem-estar dos seus colaboradores, no longo prazo estes poderão usufruir de outro tipo de regalias.

Todos temos que entender que a Responsabilidade Social não é um acto de caridade, tem sim de ser:

  • um acto de diferenciação relativamente às outras empresas concorrentes
  • uma forma de desenvolver a empresa e o país sustentavelmente
  • uma excelente forma de comunicação com todos os stakeholders empresariais

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