No mundo digital tudo é mensurável. Esta é a verdadeira vantagem do Marketing on-line em comparação com o tradicional Marketing off-line.
Para que possamos medir o que se passa on-line recorremos a diferentes métricas que são indicadores que nos permitem medir a performance e eficácia de uma determinada acção ou comportamento. É sobre algumas destas métricas que versa este post.
CPM - Custo por mil impressões. O CPM será o produto entre o valor do investimento e o nº de impressões
CPC - Custo por Click. Pode ser determinado pelo quociente entre o investimento e o nº de clicks
Impressões - Nº de vezes que determinado anúncio é visualizado pelo visitante
Clicks - Nº de vezes que é feito um pedido ao servidor pelo visitante
CTR - Clicktrough rate. Será a razão entre o nº de clicks e o nº de impressões de um determinado anúncio
CVR - Taxa de Conversão. Será a razão entre o nº de visitas e o nº de aquisições/vendas
CPA - Custo por Aquisição/Venda. Será o produto entre o CPC e o CVR
ROI - Return on Investiment ou Retorno do Investimento. Pode ser representado por (Receita – Custo)/Custo
Visitas - Nº de visitas que um site têm
Visitantes - Nº de utilizadores exclusivos que visitam a página diariamente
Visitantes Únicos - Quantidade de browsers com cookies persistentes que visitaram o site em determinado período de tempo. Cada browser é contado apenas uma vez nesse período
Páginas Vistas ou PageViews - Quantidade de vezes que uma página é vista
Taxa de saída - Nº de Visitas que deixaram uma determinada página. Será o rácio entre o nº de saídas da página e o nº total de pageviews dessa página
Bounce-Rate - Taxa de abandono que significa o nº de visitas que deixaram o site através da home/landing page. Será o quociente entre o nº total de visitantes que vêem apenas uma única página e o total de exibições da landing page
Haverá muito mais métricas que quem trabalha no digital terá de "ter à mão". Mas acima de tudo os clientes não devem preocupar-se com aquilo que quem trabalha nesta área "tem mais à mão", nem precisam de fazer fitas sobre as métricas ou querer um rol de métricas.
O que é verdadeiramente importante é saber quais as métricas a utilizar no controlo dos objectivos estabelecidos na estratégia.