segunda-feira, 14 de maio de 2012

Pensaram os vossos Sites?

O site é um activo da empresa. Como activo que é deve ser valorizado. O problema é que muitas empresas não o fazem. O processo de valorização de um site é idêntico ao processo de valorização de qualquer outro activo e começa pelo tempo. E que tempo? Pelo tempo que os responsáveis das empresas dedicam para pensaram em qual será o objectivo do site para a empresa, no que querem para o site, como querem o site e, em última estância onde querem o site.

Normalmente este processo de pensar o objectivo do site fica esquecido e aquilo que se procura é que o site esteja on-line o mais depressa possível e que tenha os botões para a "História", "Missão", "Valores" e "Contactos". Ou numa linguagem mais actual: "Quem somos", "Objectivo" e "Onde estamos".

Mas se as empresas querem ter retorno do investimento que fazem no site devem em primeiro lugar perceber que o site é um activo da empresa e em segundo lugar devem pensá-lo estrategicamente e em conjunto com o seu departamento de informática (se o tiver e se este tiver pessoas capazes para cumprir todas as etapas para a criação do site) ou em conjunto com a agência parceira que contratou.

As etapas em que as empresa e as agências devem pensar e participar conjuntamente são:

Descoberta – Neste fase identifica-se, em consonância com a visão da empresa, a razão para o desenvolvimento do site e qual a sua mais valia, quer para a empresa, quer para os clientes. Esta é a fase mais importante do projecto de desenvolvimento do site, pois se nesta fase não se definir bem qual o âmbito do projecto, qual o budget disponível, e quais os recursos disponíveis, a empresa e a agência não conseguirão sair do ponto de partida.

Definição – Nesta fase estipula-se o que tem de ser construído. É neste ponto que se identifica a estratégia a seguir: (definição de fontes de outsourcing, definição da tecnologia a utilizar, definição dos conteúdos e quem os fornece, definição de outros estudos.

Design – Nesta fase começa já a haver algum trabalho palpável de construção do site. Define-se a arquitectura da informação, o site map, as páginas e o seu flow process.

Na arquitectura da informação definem-se quais e como serão dispostos os conteúdos das diferentes páginas. O flow process está relacionado com a navegabilidade do site.

Desenvolvimento – Neste ponto começa-se a "verdadeira" construção do site. É nesta altura que começa a fase de programação dos conteúdos, criação das base de dados. Os textos e outros conteúdos também são inseridos nesta fase, tendo em conta a informação que o "Design" passou e a estratégia de SEO, se estiver contemplada no budget.

Teste – Neste estágio ir-se-á testar o site. Os testes devem ser feitos a dois níveis. Ao nível do servidor: testes de carga ao servidor, testes dos sites em diferentes browsers e em diferentes plataformas tecnológicas, teste ao back-office de uma possível loja on-line e sua base de dados, etc. O segundo tipo de testes são testes já da parte do cliente. E aqui testa-se a usabilidade do site junto de um focus group.

As duas últimas fases são a fase de colocação do site on-line e o follow-up. Nesta última fase devem-se guardar todas as indicações e contactos de possíveis equipas de outsourcing, passar o site para a manutenção com o respectivo plano e preparar a sua monitorização.

Ao navegarmos pela net e vemos os sites de empresas, quantas dessas empresas terão investido tempo a pensar os seus sites como activos empresariais?

Com tecnologia do Blogger.

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