terça-feira, 8 de maio de 2012

Marketing e Comercial - Gémeos Falsos

Marketing é a função da empresa que estuda o mercado. E os mercados são compostos por diferentes forças, como são os fornecedores, os clientes, a concorrência, e até a própria legislação. É função dos Marketeers estudar essas forças e trabalhar os dados recolhidos para proporcionarem informação relevante à gestão intermédia e à gestão de topo das empresas para tomarem decisões.

Já a função comercial tem como objectivo puro e simples vender. Não há porque misturar a área comercial com a área de marketing. Se não existe uma Direcção de Marketing, não vale a pena dizer que a Direcção Comercial trata do assunto. Pode fazê-lo, assim como um enfermeiro pode fazer o trabalho do médico. As PMEs portuguesas para serem grandes empresas, têm de ter uma visão focada no mercado e não focada na produção. Têm de perceber aquilo que se passa à sua volta e não àquilo que têm em armazém para escoar. Ou seja têm de começar a pensar estrategicamente e não desenrascadamente.

Uma direcção comercial numa empresa desenrasca-a, uma direcção de marketing na empresa desenrasca-a, mas uma direcção comercial e uma direcção de marketing dirigidas e compostas por pessoas competentes pode tornar a PME numa grande empresa.

Com tecnologia do Blogger.

Procura

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.