terça-feira, 22 de maio de 2012

A importância dos Conteúdos

Em Social Media Marketing, o conteúdo é rei. As empresas que não tiverem presente esta premissa, mais cedo ou mais tarde vão tornar-se monótonas e os seus consumidores e fãs vão reparar.

O filme dirigido por James Cameron, baseia-se na histórica verídica do Paquete Transatlântico Titanic que na sua viagem inaugural, feita a 15 de Abril de 1912 entre Southampton e Nova York, naufragou no Oceano Atlântico Norte. Para dar um carácter mais romântico ao filme, Cameron introduziu a história de amor entre Jack - um "zé-ninguém" - e Rose - filha de uma família aristocrata americana.

O sucesso do filme (acumulou cerca de 1800 biliões de dólares de receitas em todo o mundo) ficou-se a dever as estes dois "key ingredients": história verídica e trágica de um navio que se afundou, em contraste com a história de amor entre 2 pessoas de classes sociais diferentes.

Relativamente ao primeiro "key ingredients" é conteúdo relevante e prende-nos a atenção, porque todos nós, uns mais outros menos, interessamo-nos por factos históricos. Gostamos que nos digam porque aconteceu; gostamos que nos contem como foi.

Quanto à história de amor é um conteúdo que para além de ter tornado o filme mais romanceado, é um "key ingredient" que , praticamente nunca falha e neste caso funcionou muito bem.

Já no "Ingrediente Secreto" - 2º programa mais visto na RTP 2 em 2011 - os "key ingredients" são o próprio Chef e anfitrião do programa, Henrique Sá Pessoa e a temática do do it yourself - DIY.

O Chef Henrique Sá Pessoa é um Chef que idealiza e confecciona pratos tradicionais, mas ao mesmo tempo dá-lhes uma roupagem e uma apresentação mais moderna. Por outro lado, é um Chef da nova geração que tem uma larga experiência internacional e de quem os portugueses gostam e apreciam.

Para além de ser O facto de ser uma ideia que para além de ter um formato e produção simples e eficazes tem por base o DIY (com facilidade, qualidade e requinte). Qualquer pessoa que assista ao "Ingrediente Secreto" fica com a certeza que é capaz de reproduzir as receitas do Chef e impressionar a sua família, os seus amigos, a sua namorada ou o seu marido.

Em Social Media Marketing temos de pensar exactamente da mesmo maneira. Ou seja, não devemos falar, apenas e só, de nós enquanto Marca, mas temos de fazer com que as pessoas se sintam identificadas e emocionadas com os conteúdos que lhes vamos proporcionando e que os reproduzam, quer seja participando, quer seja partilhando-os.

Não esquecer que todos nós agradecemos e, por vezes, emocionamo-nos com o conteúdo de um presente que nos é oferecido e não pelo tipo de papel de embrulho e pelo colorido do laço.

Com tecnologia do Blogger.

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