sexta-feira, 18 de maio de 2012

Design Thinking

Há tempos tive a experiência de participar num workshop sobre Design Thinking. A empresa promotora deste workshop actua na área de desenvolvimento de software e foram alguns dos seus colaboradores os orientadores desse mesmo workshop. Nunca tinha ouvido falar do termo "Design Thinking", embora no final do workshop tenha ficado com a ideia que todo o processo de Design Thinking (pelo menos aquele em que participei) sempre me foi familiar.

Todo o processo é feito em duplas. Existe um objectivo, que neste caso era o de redesenhar a "Experiência de Oferecer um Presente" e todas as fases têm um tempo para serem executadas.

A primeira fase do processo é a entrevista e serve para ganharmos empatia e, recolher o maior número de informações sobre o último presente que o nosso colega ofereceu a alguém.

Numa fase posterior é preciso descobrir as necessidades que levaram o nosso colega a oferecer aquele presente e, concluir sobre o tipo de pessoa o nosso colega é e sobre o tipo de sentimentos que nutre ao pensar em oferecer um presente a determinada pessoa. Se conseguirmos fazê-lo através de um desenho não há problema, o que é preciso é fazer com que o design da "Experiência de Oferecer um Presente" seja alavancado.

Na terceira fase redefinimos o problema, dando um nome e uma descrição ao conjunto de elementos experienciados pelo nosso colega. Ou seja, temos de pensar em todo o conjunto de elementos do "oferecer um presente a alguém"; pessoa que oferece, pessoa que recebe, situação, sentimentos experienciados, partilha, etc.. Neste ponto, tentamos também perceber qual a maior necessidade do nosso colega e entender como consegue suprimir essa necessidade.

Na fase da idealização ou da imaginação, desenhamos pelo menos 5 formas de ir ao encontro das necessidades que julgamos o nosso colega ter tido ao comprar o presente para oferecer. Partilhamos os nossos desenhos e ao mesmo tempo recolhemos todo o feed-back que nos for transmitido.

Já numa fase posterior de mais interacção e com base nesse feed-back desenhamos a Big Picture - Key Visual - sobre a nossa possível solução para o problema que o nosso colega tinha e nos transmitiu.

Por último temos a fase de construção, onde de acordo com os materiais disponíveis, prototipamos a nossa solução e recolhemos novo feed-back do nosso interlocutor.

Todas as empresas que trabalham na área de Marketing, Publicidade, Comunicação, Digital, (especialmente as trabalham como clientes) devem participar numa formação ou num workshop deste tipo. Afinal, o Design Thinking é resolver um problema de design partindo de premissas que nos foram previamente dadas, mas nunca discurando a parte da comunicação e esclarecimento de dúvidas. Ou seja, é transmitirmos algo a um especialista com o objectivo que eles nos resolva o problema da melhor maneira possível e que essa melhor maneira possível seja o mais próximo daquilo que idealizámos, vamos sentir ou vamos querer. Na vida todos nós passamos por processos de "Design Thinking", até no simples acto de irmos a uma consulta médica.

[Fonte: tomfishburne.com]

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