quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Return On Investement - ROI

As agências digitais (já nem falo nas outras) não são as tias Mayas do Digital e os clientes têm que perceber isso.

Mas mais do que os clientes perceberem que as agências não são Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry, nem os seus trabalhadores são pequenos Harry Potters, as agências digitais, elas próprias, tem de fazer por isso.

É impossível a uma agência afirmar, para ganhar um concurso, que o cliente vai ter um ROI de "x" com a campanha "y" e com o copy "a" e design "b". Nunca na vida se pode afirmar tal coisa (nem no online, nem no offline), quanto mais prometer.

O ROI é a razão entre a diferença de receitas e custos sobre os custos. Matematicamente: ROI = (R-C)/C.

Julgo que a partir desta fórmula, fica claro para qualquer das partes (agência e cliente) que é impossível a qualquer uma das partes dizer que aquela campanha vai originar um ROI de "Z euros".

A agência tem e deve ouvir o cliente sobre as suas expectativas (e não certezas) quanto ao seu ROI. E, não a partir daqui, mas também com este membro da equação começar a trabalhar para que a campanha seja o mais rentável possível; tanto para cliente como para agência. Afinal todos queremos ganhar dinheiro.

Por isso senhores clientes, as agências digitais, podem conseguir medir o ROI ao longo da campanha, agora dizer cabal e previamente que o ROI vai ser "X" ou concordarem com o ROI que v/ex.as dão é o mesmo que serem Gasparzitos.

Com tecnologia do Blogger.

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