domingo, 13 de janeiro de 2013

Mala Chanel trama Pépa e Desnorteia Samsung

No último post opinei sobre o dia menos feliz da Sumol nas redes sociais. Mas esse 10.01.13 não foi um dia mau, em termos de Social Media, apenas para a Sumol. A Samsung também se viu confrontada com uma crise no online.

O tema da campanha da Samsung é (ou era) "Para 2013 Desejo by Samsung". A marca associou-se a 5 bloggers de moda: Maria Guedes (Stylista), Tiago da Costa Miranda (…And This is Reality), Susana Rodrigues (The Stiletto Effect), Rodolfo Morgado (Lab Daily) e Pepa Xavier (Fashion-a-Porter).

Basicamente aquilo que se pretendia com a produção desta campanha era colocar estes bloggers a falarem sobre o ano transacto e sobre os seus desejos para 2013. Tudo isto, de uma forma descontraída e com planos de filmagem de produtos da Samsung.

Confesso que o primeiro vídeo que vi foi o da Filipa Xavier (Pépa para os amigos) e para além de não achar nada de mais, fiquei sem perceber qual era o objectivo da Samsung com aquela campanha. Fui visualizar os restantes 4 vídeos e continuei sem perceber qual o objectivo da Samsung com a campanha ou com estes vídeos.

Aliás, a campanha da Samsung sugere-me uma autopromoção dos próprios bloggers e não da Samsung, ainda que o endorsement seja feito. Contudo este product placement é totalmente mal feito, com planos de filme mal conseguidos onde mal se vê a marca Samsung dos produtos que aparecem nos vídeos. Fico a saber que os vídeos são para a marca Samsung devido às vinhetas inicial e final.

No entanto, todo o celeuma levantado nas redes sociais ficou a dever-se aos desejos da Pépa para 2013, em que um deles era ter uma mala preta da Chanel - comprada com o seu próprio dinheiro. Qual o problema disto? Para mim nenhum. Mas foi esta mala preta da Chanel que tramou a Pépa e que desnorteou a Samsung.

A campanha em si, a meu ver é fraquinha e, coincidência ou não, toda a produção dos filmes ficou a cargo de ...And This is Reality - uma empresa de um dos bloggers que participa na campanha: Tiago da Costa Miranda.

Muito já se falou sobre o assunto, portanto não vou estar a escrever um texto exaustivo sobre o sucedido, antes prefiro dar 3 notas.

  1. O facto de a Samsung ter apagado os vídeos do seu canal oficial do Youtube, demonstra falta de respeito para com os bloggers;
  2. Se o problema estava no (conteúdo/forma)do vídeo da Pépa, a decisão de retirar os 5 vídeos foi precipitada e uma má decisão. Capitalizar a situação a favor da Samsung era o mais sensato embora, talvez, admito, o mais difícil;
  3. O pedido de desculpas da Samsung demonstra que não percebeu as críticas e que não percebeu o foco dessas mesmas críticas, ou seja, arrisco-me a dizer que não percebeu a própria campanha. Caso contrário não teria pedido desculpas, ou em primeira análise não teria aprovado a campanha.

Perante isto, a Chanel continua na moda, a Pépa ficou na moda, até é convidada do Jornal da Noite da SIC (ao que isto chegou) e a Samsung, principal interessada nisto tudo, deixou de estar na moda.

NOTA:

  • Tenho produtos Samsung em casa;
  • Não é meu objectivo denegrir a marca Samsung, nem as pessoas que gerem a sua presença online ou a agência que em nome da Samsung executa esse trabalho;
  • Pretendo apenas expressar a minha visão sobre este assunto.

Com tecnologia do Blogger.

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