terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Graph Search e o Like Button

O Facebook lançou este mês uma nova ferramenta de pesquisa: Facebook Graph Search (FGS). O Facebook Graph Search funcionará como um motor de pesquisa, mas dentro desta rede social. Ou seja os membros do Facebook poderão pesquisar por pessoas (e subtil e indirectamente por empresas) através de fotografias, lugares e interesses.

As Pessoas

Para que a ferramenta Graph Search funcione em pleno é preciso que os utilizadores da plataforma mantenham as suas informações actualizadas e, também convém para um enriquecimento dos resultados da pesquisa, que aquelas sejam públicas.

As Empresas

Uma das tendências do digital é a utilização das redes sociais por parte das PMEs para alavancarem a sua visibilidade e, consequentemente, o seu negócio. O Graph Search é uma óptima ferramenta para potenciar essa visibilidade. Mas para que tal aconteça é necessário que dois aspectos sejam tidos em conta:

  • as empresas (ou as pessoas/agências) devem configurar correctamente a sua página nesta rede social e devem disponibilizar o máximo de informação sobre o seu negócio e que seja relevante, quer para os seus fãs/seguidores, quer para a própria pesquisa no Graph Search;

  • criação e disponibilização de conteúdos que tornem o engagement com os seus verdadeiro.

O Like Button

Assim sendo, o Like button do Facebook vai desempenhar um papel fundamental. Digo vai, porque em termos de métrica, os "likes" numa página pouco valor tinham. Lógico que não há melhor creme para massajar o ego de uma marca, do que saber que tem mais fãs na sua página do Facebook do que a concorrência tem. Mas não é líquido que tendo uma marca um maior número de fãs na sua página de Facebook, os mesmos sejam mais activos e mais participativos.

Com o Graph Search, o Like Button da(s) página(s) passa a ter um valor "inestimável" para a empresa com presença nesta rede. Se os utilizadores procuram informações e conselhos sobre os seus amigos no Facebook, os restaurantes, os ginásios, as escolas, os refrigerantes entre outros produtos e serviços, é natural as páginas de Facebook com maior número de "GOSTOS" dentro do nosso grupo ou rede de amigos de repente seja uma grande vantagem sobre a concorrência.

Ora, perante este raciocínio é honesto concluir que com o Graph Search a funcionar em pleno, o Facebook aproveitará para rentabilizar essa rede de pesquisa, colocando publicidade contextualizada dentro dos resultados que o utilizador obtém na pesquisa que faz.

Também é honesto concluir, ou pelo menos presumir que poderá ser necessário criar um mecanismo/ferramenta por forma a que páginas das marcas se tornem relevantes nos resultados de pesquisa do Graph Search, algo idêntico ao SEO. Talvez um Search Graph Optimization.

Com tecnologia do Blogger.

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