terça-feira, 6 de novembro de 2012

Escrita SEO Friendly

Quando falamos em escrita SEO friendly significa que necessitamos ou queremos produzir conteúdo para a web que seja facilmente indexável pelos motores de busca. Por outro lado, quando escrevermos o nosso conteúdo e ao mesmo tempo pensamo-lo SEO friendly, a probabilidade que o nosso conteúdo, por exemplo um artigo, tem de ser encontrado pelas pessoas que pesquisa no Google (ou noutro motor de busca) por algo relacionado é alta.

Existem algumas "regras" que permitem que o nosso conteúdo seja SEO friendly.

O objectivo deste post abordar algumas dessas "regras", mas de forma muito simples.

  • Títulos - A escrita de um título SEO friendly pressupões que mesmo tem de ser cativante e para isso tem de chamar a atenção. Mas também tem de ser curto e conter informação sobre o assunto principal sobre a temática que pretendemos desenvolver no "corpo" do texto. Se vamos escrever um texto sobre "bananas", não convém dar um título ao texto com a palavra "maçãs". Acho que isto é óbvio para toda a gente;
  • Meta-Tags - Outro aspecto importante e mais técnico aquando da escrita de um título SEO friendly é a utilização da tag de html "H1". Os motores de busca, por norma indexam muito bem e favoralmente títulos que utilizem esta tag, seja ela em texto, seja ela em imagem;
  • Keywords - A utilização de keywords na escrita de um texto SEO friendly é talvez dos aspectos mais importantes a ter em atenção quando estamos em pensar escrever determinado texto. As keywords, como o próprio nome indica são as palavras-chave que devemos utilizar no nosso texto por forma a torná-lo relevante para a pesquisa. Ou seja, se vamos escrever um texto sobre "O Azeite e a Dieta Mediterrânea", convém que utilizemos a palavra "azeite" no nosso texto com alguma frequência para este ser SEO friendly. Porém, e acima de tudo, devemos utilizá-la quando a mesma fizer sentido no decorrer do texto e não porque estamos obcecados em termos muitos "azeites" no nosso texto. Aliás, tal poderá funcionar contra um texto SEO friendly;
  • Densidade de Keywords - Esta é uma "regra" que está intimamente relacionada com as keywords e, basicamente, pode ser traduzida matematicamente na seguinte fórmula: KD = (Nº Keywords/Nº Total de Palavras)*100;

Ou seja SEO friendly não significa que temos de escrever para os robots do Google ou de outro motor de pesquisa. Pelo contrário, produzir conteúdos SEO friendly significa que temos de escrever para pessoas. Afinal são as pessoas que irão ler o nosso conteúdo e não os robots.

Com tecnologia do Blogger.

Procura

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.