sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ramsay, Prisão e Desemprego

Comecei a ver o programa de entretenimento "Gordon Behind Bars" e, embora seja um programa de entretenimento, a mensagem do Programa ou direi, a mensagem que o famoso chef Gordon Ramsay quer transmitir é que todos nós temos de ser e dar algo à sociedade.

O programa desenrola-se na prisão de Brixton e o princípio básico é: em 6 meses, Ramsay terá de reunir um grupo de "reclusos cozinheiros" que por sua vez terão de cozinhar (trabalhar) para depois vender aquilo que confeccionaram.

Com o desenrolar do programa e infelizmente, senti que o desemprego é como a prisão, com a grande diferença de que os desempregados não cometeram qualquer tipo de crime. Já para não falar daqueles (ou familiares) que, de alguma forma, investiram na educação, ajudaram o país e, porque não dizê-lo, cumpriram com o seu dever enquanto estudantes.

O mais impressionante no Gordon Behind Bars (e que não é novidade) é que não basta aos reclusos pagarem pelo crime que cometeram. Isso é o mais fácil. ter cama, mesa e roupa lavada é cómodo e confortável. E essa comodidade e conforto é-lhes dado pela sociedade. Os reclusos têm de ser responsabilizados e para isso têm de retribuir à sociedade a cama, mesa e roupa lavada.

Não sei qual o pensamento dos reclusos nacionais. Se querem estar no bem bom, com cama, mesa e roupa lavada e sem preocupações. E muito menos sei se existe alguém que se interesse por eles ou se, inclusivamente, o Governo se preocupa com a reabilitação da população prisional.

Aquilo que sei é que os desempregados não cometeram crime algum e, portanto não é justo, pelo contrário é muito penoso este grupo de pessoas estar aprisionado pelo próprio país e ter um governo que é incapaz de reabilitar esta população.

Ao contrário dos reclusos, os desempregados querem dar, querem contribuir, querem ter valor, querem ser retribuídos pelo seu valor. Não querem cama, mesa e roupa lavada e muito menos querem ser um fardo para a sociedade, pois isso seria cometer um crime gravíssimo.

Com tecnologia do Blogger.

Procura

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.