segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Poetas da Internet

Já diz o ditado: quem não sabe é como quem não vê". E não há melhor forma de caracterizar o que se passa em algumas empresas que julgam saber o que é a gestão de comunidades no Facebook.

Não sou nenhum mestre e muito menos guru (nem pretendo ser) na área do social media. Sou um mero Digital Marketeer, e estudei (e continuo a estudar) para saber o suficiente para desarmar o meu interlocutor, ainda para mais quando a formação desse interlocutor não é na área do Marketing, nem nada que se pareça.

Gostava de perceber como é que um Jornalista pode ser melhor do que um Marketeer (Digital Marketeer) na gestão de uma comunidade no Facebook. A justificação que o meu interlocutor me deu foi que a sua capacidade de escrita é melhor do que a de um Marketeer.

Com esta justificação dá para perceber que:

  • a afirmação não é totalmente correcta;
  • a pessoa em causa nada percebe de gestão de comunidades no Facebook

A afirmação não é cabalmente correcta, porque um Marketeer pode ser um copy. Sendo um copy tem obrigatoriamente de ter criatividade e poder de síntese na sua escrita. Isto para não falar nas inúmeras ferramentas que todos nós podemos utilizar para dar aprimorar a nossa escrita.

A pessoa não percebe nada de gestão de comunidades no Facebook, porque a gestão de comunidades no Facebook não requer que sejamos grandes eruditos em escrita, nem que sejamos descendentes de Luís Vaz de Camões. A gestão de comunidades no Facebook não se baseia na escrita a metro, aliás é precisamente o contrário. Mas mais importante do que saber escrever (que também o é), fundamental é que a pessoa e/ou a equipa que gere essa comunidade consiga antecipar uma crise. Ou se não a conseguir antecipar, que consiga pelo menos controlá-la sem grandes danos na reputação on-line da marca. Isto é o princípio básico da gestão de comunidades no Facebook.

Portanto o grupo de comunicação social estrangeiro tem de se decidir: ou quer um poeta de internet ou quer um gestor de comunidade do seu Facebook. Se quiser um poeta de internet, está com toda a razão ao afirmar que prefere jornalistas a marketeers. Mais, eu até aconselharia a contratarem um linguista ou alguém da área das línguas; Português e outra variante. De certeza que cumpriria melhor com os objectivos e com as ideias de gestão de comunidades de Facebook que o Grupo tem, do que um mero Digital Marketeer.

Com tecnologia do Blogger.

Procura

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.